O Projeto

Fanzinada é um projeto itinerante. Desde 2011 vem se constituindo como um Movimento de Cultura Independente e um expoente nacional de divulgação da cultura dos fanzines, bem como de seu resgate histórico-cultural. É um evento aberto a todos os fanzineiros e demais interessados. Além dos fanzines, o evento conta com a divulgação de outras manifestações artísticas independentes, em suas diversas expressões.

OBJETIVOS:
Divulgar, propagar e incentivar a cultura dos fanzines e demais manifestações de cultura independente.

JUSTIFICATIVA:
Este projeto justifica-se pelo poder sócio-cultural do expressar-se livremente, bem como revelar novas vozes da cultura nacional. Os fanzines (do inglês fan, de fanatic, e zine, de magazine) se caracterizam por serem uma publicação de caráter alternativo, resultado do esforço daqueles que se propõem a veicular, de forma livre e artística, um determinado tema, ou um conjunto deles, seja de ordem pessoal, informativa, política ou para fins de entretenimento. Fácil de ser reproduzido, e distribuído, caracterizam-se pelo baixo custo e colocam-se à contramão das estruturas comerciais de produção cultural. Evidencia a autoria, o processo de composição e a subjetividade. Antes relacionados aos movimentos underground, os fanzines tornaram-se um poderoso instrumento político na mão daqueles que se constituíram a Geração Mimeógrado, movimento que ocorreu no Brasil durante o período militar, com sua explosão entre as décadas de 70 e 80, produzindo uma nova cultura, mais politizada.

METODOLOGIA:
A metodologia do Faça Você Mesmo (ou do inglês Do It Yourself - DIY) traduz um espírito empreendedor. A atitude DIY é associada ao espírito anticonsumista evitando a imitação por plágio e pensamentos pré-fabricados. Baseia-se no pressuposto de que uma pessoa sozinha pode fazer um trabalho com originalidade. Somando-se a isso, a Fanzinada está dentro dos preceitos da arte-educação e também guia-se através dos ensinos de Paulo Freire.

ESTRUTURA:
A Fanzinada é um projeto itinerante. Desta forma, sua estrutura é adaptável para diversos ambientes e eventos, tais como Festivais de Artes, Exposições, Festivais Literários, Atividades Extra-Escolares, dentre outros tipos de eventos e propostas culturais interessadas em divulgar a cultura dos fanzines e das manifestações culturais independentes.

AÇÕES:
- Exposição de fanzines e demais manifestações culturais independentes;
- Divulgação e troca de fanzines;
- Oficinas de fanzines (inclusive para escolas).
- Palestras e debates sobre fanzines e outras manifestações culturais independentes.

PARCERIAS:
* Entre em contato através do email fanzinada@gmail.com caso queira que a Fanzinada faça parte de seu evento cultural ou da programação das atividades de sua escola e/ou instituição.

APOIO:
* Letra Corrida: Ateliê de Literatura e Criatividade
* Impulso HQ