terça-feira, 24 de abril de 2012

1 ANO DE FANZINADA

E foi por conta do dia 29 de abril que surgiu a fanzinada, em comemoração ao dia internacional do fanzine. Pois estamos completando um ano de atividades e muitas conquistas.

No sábado, dia 28 de abril, acontece uma nova Fanzinada
No evento, Fanzines, HQs, publicações independentes, documentários, teatro, mídias alternativas e muito mais, sendo que haverá a venda do II Anuário de Fanzines produzido pela Ugrapress e o segundo capítulo do documentário Fanzineiros do Século Passado, de Márcio Sno.
Esse evento começou agregando os fanzineiros graças à Thina Curtis (“Dona Fanzine”), tomando forma em 2011 e pré-comemorando o dia internacional do fanzine (que em realidade se realiza no dia 29 de abril a partir de 2006 ). Desde então tem promovido a cultura do "faça-você-mesmo" não apenas na cidade de São Paulo, mas também em Goiânia e Porto Alegre.
UMA GRANDE DEIXA PARA COMEÇARMOS A COGITAR O DIA NACIONAL DE FANZINES, que graças a Edson Rontani (Piracicaba) foi o editor do Ficção, primeiro fanzine brasileiro sobre histórias em quadrinhos publicado em 12 de Outubro de 1965 na mesma cidade onde nasceu.
Assim, não deixe de comparecer no dia 28 de abril, quando a Fanzinada completará um ano de atividades, antecipando o dia 29 de abril, quando mundialmente se realiza o Dia Internacional zineiro.Também estará em pauta no dia uma conscientização de se instaurar o Dia Nacional do Fanzine.
Gazy Andraus


O QUÊ: Fanzinada – Ano 1
QUANDO: 28 de Abril de 2012, às 15hrs
ONDE: Letra Corrida: Ateliê de Literatura e Criatividade
Rua Vitor Dubugras, 44 – Vila Mariana, São Paulo/SP
(Próximo ao metrô Vila Mariana indo pela Av. Lins de Vasconcelos).