quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Fanzinada Encontro Nacional de Fanzines E Publicações Independentes

A Fanzinada e a Casa das Rosas em especial seu Núcleo Educativo assume seu papel de protagonista e juntas têm a capacidade de revigorar as discussões sobre espaços de visibilidade da arte. Os trabalhos artísticos são introduzidos a um ciclo e a um momento. Gera para o público, atento a ambientes expositivos de arte, constante diálogo com contextos comunicacionais.
E em ação conjunta encerramos as celebrações do Dia Nacional do Fanzine celebrado dia 12 de Outubro em homenagem ao fanzineiro Edson Rontani .
E em grande estilo em uma ação simbólica pela preservação do e memória dos Fanzines no Brasil destacando o papel transformador dos Fanzines por meio do intercâmbio entre fanzineiros , artistas e ativistas, adifusão de conhecimentos,memória , cultura e transformação social.
A proposta do Encontro Nacional de Fanzines é acolher os participantes por meio de atividades que sejam capazes de valorizar e difundir a cultura Fanzineira brasileira.
Acredito que a Fanzinada vai permitir a troca e o amadurecimento de experiências, abrindo novos diálogos entre os Fanzines nacionais e suas tendências.
Estamos empolgados de ver o circuito acontecendo de fato, é emocionante ver pessoas de todas as idades circulando pelos eventos e conhecendo a história de cada Fanzine e de seus autores como tem acontecido nos nossos eventos itinerantes.
Esta é uma ação artística e de revitalização ímpar. Todos tem saído bem satisfeitos, desde o público super variado, pessoas leigas em relação a fanzines, aos donos de espaços culturais e os artistas que expõem seus trabalhos.
Debates e bate-papos por meio das quais homens e mulheres, crianças e jovens, adeptos das novas tecnologias e aqueles que não abrem mão do bom e velho papel poderão interagir com um grandioso e variado time de autores do qual fazem parte alguns dos nomes mais respeitados das artes gráficas, literárias, poéticas como pauta assuntos como ilustração, linguagens, intermídia, literatura e arte-educação.
Partimos do principio que se temos uma boa cultura, essa deve ser compartilhada e explorada. Se ainda não temos diálogo ou cultura para circular a nível internacional, estamos perto de ter. Qual a importância disso? A cultura envolve artistas, acadêmicos e ativistas de múltiplos intuitos criativos.
Além de lançamentos de Fanzines e trabalhos independentes, exposições, entre outras atrações que acontecerão no decorrer do dia.
Durante todo o evento ocorrem exposições variadas de poesias e fanzines, como “Poesia no Pano”, de Gabi Iasi Pilch, “Fábrica de Devaneios”, de Cledson Bauhaus, “Obscurarte”de Rosana Raven e Ravens House, “Sigam os meus (des)caminhos”, de Clark Ars, “Simples”, de Márcio Ficko, “Clóvis”, de Paulo Stocker, “Apropriação de Objetos”, esculturas de David Parise, Daniel Melim e Estudio 13 e “Gráfica Fábrica”, de Gilberto Tomé.
Ao longo do dia, na varanda da Casa das Rosas, a Fanzinada conta com lançamentos de fanzines e trabalhos independentes, dos quadrinhistas Marcatti e Anita Costa Prado. Um estande da Monkix Livraria e intervenções poéticas, com Lucas Afonso fazem parte da atividade.

Estarão presentes grandes nomes nacionais:
12h - Abertura: Homenagem ao fanzineiro Edson Rontani

12h30 - Oficina de quadrinhos
Com Coletivo Projeto Chroma

14h - Exibição do documentário: “Filme para poeta cego” de Gustavo Vinagre
Após o filme acontecerá um bate-papo com o poeta Glauco Mattoso

15h - Oficina "Fanzinar"
Com Ian Rocha

16h – Debate: Lillo Parra (o quadrinista) mediara o debate com os quadrinistas Fabio Moura e o grande ilustrador Paulo Stocker criador do personagem Clóvis, Fábio Tatsubô (Gibiteca de Santos) e Alberto Souza (Instituto Federal Fluminense-RJ) professor e pesquisador de Fanzines.

17h - Lançamento do cd “Do Kaos à Utopia”
Celebrando 25 anos da banda Sub Existência

Entre os Fanzines que estarão presentes para troca venda e distribuição gratuita estão os clássicos do cenário fanzineiro:
Zine X-TRO, Ninguém Presta, Zine 35, Putaria, O Inconsequente Coletivo,Ninfeta, Água Cômica, Natureza Motta, The Funeral of Tears,Zine Peibê,Liberation Choice,Meus Amigos Bebem Muito Café, JUBILADXS, Sandman,Adoravel Noite,HaiKaizine, Manifeste Fanzines,Sigam os meus (des)caminhos...
Jornal Microfonia, Gente de Palavra,Spell Spell Work fanzine,Unknow Pleasures(Poesias em Quadrinhos)

O evento também acontece de maneira simultânea com a Fanzinoteca Mutação de Law Tissot,fortalecendo e unificando nossas celebrações zineiras.
Dia 27 de outubro 2013 a partir das 12h



















Casa das Rosas: Avenida Paulista, 37 SP

 
PUBLICAÇÕES