segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fanzinada em Porto Alegre, por Jamer G. Mello

do blog Zinescópio, com Jamer G. Mello

Registros do Fanzinada em Porto Alegre

16/01/2012
Na última sexta-feira, dia 13/01, aconteceu o primeiro encontro Fanzinada em Porto Alegre, com exibição de documentários, debate, exposição e distribuição de fanzines.
O evento teve a participação de Thina Curtis, Law Tissot, Daniel Villaverde e Jamer Mello, que debateram sobre os rumos das publicações impressas em meio à proliferação das redes sociais na internet, a potência da utilização de fanzines como aparato pedagógico e também sobre uma possível (e visível) efervescência dos fanzines impressos na atualidade.
Thina é arte-educadora, fanzineira e criadora do projeto Fanzinada, que visa reunir pessoas interessadas na produção de publicações alternativas, Law é um conhecido agitador do meio underground do Rio Grande do Sul, responsável pela Fanzinoteca Mutação na cidade de Rio Grande, Villaverde é colecionador de fanzines e mantém na ativa desde 2001 o selo independente Punch Drunk, e Jamer é pesquisador da estética dos fanzines e idealizador do site Zinescópio.
O evento teve grande público e gerou uma vasta discussão sobre a cultura underground no Brasil, contou com a presença de muitos fanzineiros que levaram suas publicações para distribuição/troca e também contou com presença de um público interessado em conhecer mais sobre estas publicações. Teve também a exposição de fanzines que foram colecionados durante muitos anos por Daniel Villaverde, Jamer Mello, Wender Zanon e Ali Espirito Santo, para que o público presente tivesse contato com alguns fanzines que fizeram a história das publicações alternativas e independentes do Brasil. O acervo contou com inúmeras publicações das mais diversas temáticas e das mais variadas épocas, com fanzines do início dos anos 80 até produções recentes.
Foi muito bacana.
Confira o excelente registro em vídeo feito por Law Tissot:


No dia seguinte tivemos uma segunda etapa em Campo Bom (cidade próxima a Porto Alegre) com mais Fanzinada, desta vez dentro do Verão Revolução no Centro Cultural Marcelo Breunig. Mais debate sobre fanzines, exposição “Poesia no pano” da artista Gabi Iasi Pilch e show com as bandas Manycomycos e Sistema de Mentiras.
Mantendo vivo o lema “SE NINGUÉM FAZ, FAÇAMOS!”, aguardamos as próximas edições do Fanzinada. A certeza é de que muita coisa boa envolvendo fanzines ainda está pra acontecer em 2012. Seguimos em frente!