domingo, 22 de janeiro de 2012

Histórico da Fanzinada



Fanzinada, matéria publicada no MidiAtiva
21/01/2012



thina1_ed18Por Thina Curtis
Fotos: Thina Curtis e Carlos Rogério Amorim. 


O evento Fanzinada teve seu início após alguns encontros de Zineiros na loja de Vinil Combat Rock (galeria do vinil). Após muito tempo de hibernação no meio zineiro os encontros renderam bons frutos. Os envolvidos e ativistas desta arte perceberam a necessidade de realizar mais eventos direcionados a esse artefato tão fascinante.


Após algumas reuniões o grupo liderado por Thina Curtis batizou o evento como Fanzinada e colocou a mão na massa, aliás, no papel. O local escolhido para o evento foi a região do ABC que estava meio parada nas atividades e o espaço Gambalaia abriu as portas para o evento.


O grupo reuniu artistas de várias linguagens e expressões artísticas. A ideia do grupo é divulgar e apoiar artistas e trabalhos que são feitos de maneira independente e no espírito “faça você mesmo!”. Pela primeira vez no Brasil foi comemorado o Dia Internacional do Fanzine. A data mobilizou muita gente de outros estados, que enviaram publicações para serem distribuídas no evento.


Durante o evento ocorreram debates, palestras, documentários, esquete teatral, grafitti, e claro, muitas novas ideias e parcerias.


thina3_ed18Desde então o evento tomou uma proporção maior e se repetiu em Goiânia com artistas de lá e grandes nomes do cenário alternativo.


E como no primeiro houve uma mobilização e participação de fanzineiros e artistas de todos locais enviando seus trabalhos ou comparecendo, o evento tomou proporção com o anúncio da próxima Fanzinada, que aconteceu, desta vez, no Museu do Masp para uma intervenção em uma obra importante da artista plástica nova-iorquina Swoon.


Aí a mobilização realmente foi ascendente. Artistas de todos locais somaram na Fanzinada, resultando no sucesso total. Até Glauco Mattoso, o grande poeta da literatura marginal, enviou um poema para o evento.


Agora temos certeza que o evento ganhou vida própria. Estamos indo para uma jornada de dois dias de Fanzinada em Porto Alegre, com data para ser realizada em fevereiro e aguardo de contatos para agendamento de outras datas pelo Brasil afora.


O evento esta espalhando arte, cultura, informação e o espírito de você ser o seu próprio autor  e fazer acontecer. Saiba mais sobre o Fanzinada no site: www.fanzinada.com.br ou no blog spellworkblogspot.com.


Confira mais folders do evento:


thina3_ed18


thina2_ed18