segunda-feira, 8 de julho de 2013

Fanzinada na Feira Plana-Museu da Imagem e do Som


Fanzinada
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4511247140208&set=a.4502278115988.1073741826.1261502883&type=3&theater

Foi na loja de vinil Combat Rock (galeria do vinil) que surgiu a ideia de realizar um evento que marcasse o dia internacional do fanzine. Na ocasião, zineiros e ativistas perceberam a necessidade de realizar mais movimentos direcionados a este artefato tão fascinante, e cativante. Após muito tempo de hibernação no meio zineiro os encontros renderam bons frutos. O grupo, liderado por Thina Curtis, batizou a Fanzinada e colocou a mão na massa, aliás, no papel.

O local escolhido para o primeiro evento foi a região do ABC, que estava meio parada na cena zineira, e o espaço Gambalaia abriu suas portas. Pela primeira vez no Brasil foi comemorado o Dia Internacional do Fanzine. A data mobilizou muita gente de outros estados, que enviaram publicações para serem distribuídas no evento. Deu tão certo que, desde então, o grupo tem reunido artistas de várias linguagens e expressões artísticas.

As fanzinadas têm ocorrido frequentemente e em várias cidades do país, sempre com o intuito de divulgar e apoiar artistas e trabalhos que são feitos de maneira independente e no espírito “faça você mesmo!”. Além do ABC, a Fanzinada esteve em São Paulo (onde se destaca a a livraria HQ Mix e uma participação no MASP – Museu de Arte de São Paulo – para uma intervenção na exposição da artista plástica nova-iorquina Swoon, momento em que a Fanzinada passou a ter vida própria e, também, contou com apoio do Glauco Mattoso, grande poeta da literatura marginal), Goiânia, Porto Alegre, Bauru, Santos (em comemoração aos 20 anos da Gibiteca).
Durante os eventos promovidos pela Fanzinada ocorrem trocas de fanzines, debates, palestras, exibição de filmes e documentários, e claro, muitas novas ideias e parcerias com nomes do cenário alternativo. A Fanzinada chega para reunir fanzineiros, artistas e ativistas culturais e todos os demais interessados em expressar sua arte. A programação conta, ainda, com apresentações culturais, grafittis, exposições e intervenções artísticas, esquetes, entre outras atrações. Sempre há um interesse em espalhar arte, cultura, informação e o espírito de você ser o seu próprio autor, de forma a fazer acontecer.
                                                                                 Thina Curtis(responsável pela Fanzinada)

 Thiago Projeto CHROMA (quadrinhos)

 galera de multi artistas a escritora Fernanda de Aragão e os artistas plásticos Thiago Goma, Cledson Bauhaus e Clark Ars

Stand da Fanzinada na Feira Plana